Para se realizar uma análise e monitoramento do ambiente, é fundamental que sejam traçados alguns pontos importantes tais como:
Indicar com uma maior precisão a amplitude do ambiente a ser analisado e os fins realizados.
O negócio deverá por si fixar os limites do ambiente ao passo que a missão e os principio orientam a concentração da analise, tendo em foco a imagem e o essencial.
Ter consciência do alcance que pretende oferecer a analise, delimitando a variável temporal ou horizontal do plano estratégico.
Fixe os instrumentos de analise a serem aproveitados.
Tirar proveito de pesquisas quantitativas, gráficos de tendências e de pesquisas qualitativas, principalmente no que diz respeito a opiniões de especialistas do setor.
Defina o que analisar no ambiente:
Quem é o nosso cliente?
Quem são, efetivamente, os nossos concorrentes?
Quem são os nossos públicos relevantes?
Como funciona a cadeia de agregação de valor da nossa empresa?
Quais são as nossas competências competitivas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário