segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como analisar e monitorar o ambiente?

Para que se possa obter um diagnóstico do ambiente externo de forma eficaz, devem ser esclarecidas as tendências e monitorar tal ambiente, objetivando a adequação do processo decisório e obter um melhor aproveitamento das vantagens competitivas da empresa no que se trata a esse ambiente.

Para se realizar uma análise e monitoramento do ambiente, é fundamental que sejam traçados alguns pontos importantes tais como:

Indicar com uma maior precisão a amplitude do ambiente a ser analisado e os fins realizados.

Tem – se como referência o negócio, a missão e os princípios empresariais.

O negócio deverá por si fixar os limites do ambiente ao passo que a missão e os principio orientam a concentração da analise, tendo em foco a imagem e o essencial.

Ter consciência do alcance que pretende oferecer a analise, delimitando a variável temporal ou horizontal do plano estratégico.

Fixe os instrumentos de analise a serem aproveitados.

Tirar proveito de pesquisas quantitativas, gráficos de tendências e de pesquisas qualitativas, principalmente no que diz respeito a opiniões de especialistas do setor.

Defina o que analisar no ambiente:

Quem é o nosso cliente?

Quem são, efetivamente, os nossos concorrentes?

Quem são os nossos públicos relevantes?

Como funciona a cadeia de agregação de valor da nossa empresa?

Quais são as nossas competências competitivas?

Quais são as previsões e as tendências desse ambiente em relação ao nosso segmento empresarial?
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Pós Graduado em MBA Executivo em Gestão de Negócios pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) Autor de artigos baseados em diversas áreas da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário