A administração estratégica está inserida em um processo ou determinada etapas. Entre as principais etapas podemos destacar como: Execução de uma analise do ambiente, Estabelecimento de uma diretriz organizacional, Formulação de uma estratégia organizacional, Implementação da estratégia.
Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente
Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional
O estabelecimento de uma diretriz organizacional ou a determinação da meta organizacional, inicia-se na segunda etapa do processo de administração estratégica. Nesse processo, existem dois indicadores de direção que os quais uma organização é levada: os objetivos organizacionais e a missão. A missão organizacional exerce a finalidade de uma razão em comum á sua existência. Os objetivos estabelecem as metas das organizações. Existem outros dois tipos de indicadores de direção que atualmente as organizações estabelecem: a visão, o que as organizações esperam em ser, se tornar e os valores que diferencia das demais organizações.
Etapa 3 - Formulação de uma estratégia organizacional
O que consiste a terceira etapa do processo é a formulação da estratégia. Ela é definida através de um conjunto da ação que visa uma garantia de que a organização alcance os objetivos. A formulação das estratégias está em projetar e selecionar as principais estratégias que direcionam á realização dos objetivos organizacionais. Seu enfoque central decorre em como lidar e obter a satisfação com a concorrência. Mediante que o ambiente organizacional já fora analisado e a sua diretriz organizacional estipulada, a administração será capacitada para traçar uma variedade de alternativas de ação em um esforço afim de assegurar o sucesso organizacional.
Etapa 4 - Implementação da estratégia organizacional
Na quarta etapa, colocam-se em ação as estratégias que já estão desenvolvidas mediante que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. Sem a efetiva implementação da estratégia, as organizações ficam incapacitadas de obter os benefícios de uma analise organizacional, da implementação de uma diretriz organizacional e do estabelecimento da estratégia organizacional.
Etapa 5 - Controle estratégico
O controle estratégico é um controle que consiste na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica com o objetivo de melhorá-lo e garantir um funcionamento adequado.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Pós Graduado em MBA Executivo em Gestão de Negócios pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) Autor de artigos baseados em diversas áreas da administração.
|
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
As Etapas do Processo de Administração Estratégica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário