Começou ontem a RIO+20 e vai até dia vinte, que é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A conferência possui esse nome por que marca vinte anos de realização(Rio-92).
A proposta de o Brasil sediar a conferência foi definida pela Assembléia das Nações Unidas em 2009, tendo como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
A conferência terá dois temas:
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Segundo o site do governo sobre o evento:
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
O Comitê Preparatório( conhecido como PrepComs) vem realizando sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações.
Além das “PrepComs”, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.
Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para enviar ao Secretariado da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual será negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.
.
Baixe aqui a apresentação em slides com o histórico da Rio+20
Nenhum comentário:
Postar um comentário