Devido a sonoridade das duas palavras e a seus radicais, mas pesar de parecerem iguais elas não são iguais.
Imagine duas pessoas que vão para uma entrevista de emprego e lá elas são submetidas a um teste antes que seja decido quem será realmente contratado. Essas duas pessoas estão concorrendo a uma vaga em uma empresa de venda de carros para trabalharem como vendedores. Vejamos o teste:
Os dois receberam dois celulares e uma verba X para se deslocarem e tem um período de 7 dias para vender 3 carros.
O primeiro consegue vender os 3 carros e fica satisfeito ainda mais por que ficou dentro da verba recebida e não precisou extrapolar o orçamento estipulado, sendo que precisou utilizar o celular e a verba de deslocamento. O segundo por sua vez preferiu focar no celular e fez inúmeras ligações e em 3 dias avia vendido 4 carros, mas como o prazo era de 7 dias continuou a ligar e logo após saiu a fazer visitas em clientes agendados e conseguiu vender mais 9 carros em mais 3 dias, totalizando 13 carros vendidos em 6 dias e com quase metade do orçamento sobrando.
O primeiro digamos que foi Eficiente, pois atingiu sua meta, fez exatamente o que lhe fora estipulado, nem mais nem menos, buscou fazer só o que lhe pediram com os recursos que tinha obtendo o resultado desejado sem fazer mais avaliações ou questionamentos. O segundo por sua vez digamos que foi Eficaz, pois conseguiu os melhores resultados utilizando o mínimo de recursos possíveis.
Vamos definir as duas palavras da seguinte forma:
Eficiência
-Realizar uma tarefa com os recursos disponíveis, alcançando resultados desejáveis;
Eficiência
-Realizar uma tarefa de forma mais rápida, utilizando menos recursos e alcançando melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário