sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Exigências no novo mercado

   Cada dia mais vemos empresas exigindo mais e mais de seus entrevistados e de seus funcionários os conhecimentos tecnicos, específicos e muitas vezes graduação, pós, MBA, mestrado e em alguns casos doutorado. Os cargos nas empresas estão cada vez mais técnicos e exigem mais dos colaboradores, por esse motivos vemos cada vez mais alunos nas faculdades, cursos, treinamentos entre outros.
  O que vejo muitas vezes é um choque inicial nas organizações, primeiramente nas entrevistas onde muitas vezes não se vê pessoas capacitadas para se fazer uma entrevista e que muitas vezes dão preferência a pessoas indicadas e não as mais capacitadas, o que acontece na verdade é que apesar de ser ver pessoas capacitadas e prontas no mercado, o entrevistador se deixa levar pela afetividade e não pela capacitade. Esse é um ponto ruim para as pessoas que estão se preparando cada vez mais, pois acabam achando que o preparo é algo desnecessário e que pode ficar em segundo plano ou só possuem um diploma para "dizer que tem", ou porque o cargo que eles buscam precisa ter uma determinda certificação, mas não exploram o seu potencial real e quando conseguem alcançar seu tão desejado Status Quo, não conseguem usar toda a sua proatividade, pois depois de tantas tentativas acaba ficando resentido ou leva suas experiência anteriores parao seu presente e acabam achando que o que passaram vai se repetir.
   Outro problema que é muito desmotivante para muitos funcionários é que os seus superiores muitas vezes chegaram onde estão porque são pessoas que todos gostam mais não tem as vezes os conhecimento aprendidos em salas de aulas ou experiências que podem fazer com que produzam muito mais em suas posições ou cheguem em resultados. Então seus subordinados acabam se desmotivando porque sabem que seus superiores tem menos conhecimento que eles, mas o problema é que pode ocorrer muitas vezes a perda de respeito com seus superiores e vice e versa. Assim a convivência entre ambos no ambiente de trabalho acaba se tornando dificultosa e até qua alguém acaba saindo da organização, o que normalmente ocorre é que quem sempre sai é o subordinado e sempre fica marcado por isso.
   Para que nosso mercado possa mudar, precisamos de sempre tornar o nível o mais alto possível, sempre irá existir maus chefes, porém não podemos deixar isso nos abalar, a busca pelo conhecimento é essencial em todos os niveis da organização, o bom administrador sempre busca se atualizar, mas também deve saber se relacionar, as pessoas independente do lugar que estejam são seres sociais e saber se relacionar faz parte da base para o bom funcionamento da empresa.
   Portanto por mais que o cenário parece desfavorável sempre podemos reverter a situação, temos que ser pacientes, visto que nem sempre vamos acertar de primeira, mas devemos nos esforçar ao máximo.

  
Leu?? Gostou?? Compartilhe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário