Um grande problema nas organizações é com relação a atenção que líder dão as pessoas que eles lideram, é motivo muitas vezes de indignação, stress e desanimo. O que a maioria deles não percebe é que simples atitudes podem fazem com que uma simples meta se torne algo dificultoso e desanimador e muitas vezes, não conseguem tirar o melhor de sua equipe e sempre ficam contentes com um trabalho mediano e substituível.
O melhor é tentar identificar quais atitudes que fortalecem ou enfraquecem a sua equipe:
- Líder Atencioso:
- Faz com que seus liderados se sintam seguros, valorizados, importantes;
- Manisfesta estima, quando desenvolvem um bom trabalho;
- Defendem os seus liderados;
- Põe em execução sugestão de seus liderados;
- Faz com que eles se sintam à vontade quando conversam com ele (líder).
- Líder Desatencioso:
- Os liderados se sentem preocupados, desvalorizados, diminuidos;
- Irrita-se com os erros de sues subordinados;
- Rejeita qualquer sugestão de mudança;
- Recusa explicar suas sugestões e age com "mão de ferro";
- Não levam em consideração os sentimentos de seus subordinados.
O líder quando é atencioso, ele é valorizado por sua equipe e sua equipe constroe um vinculo forte com sua equipe. O líder pode ser até desatencioso, mas pode mudar e se mudar pode obter vários resultados positivos, porém as vezes os estragos na equipe são tão profundos que só podem ser minimizados em um grande espaço de tempo, no entanto vale a pena tentar, caso não der certo a solução será fazer alterações na equipe.
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